Vendas da Acetro aumentam 22%, mas mantêm-se longe do recorde histórico
Automóvel. Suzuky, representada por duas empresas, é a marca que mais vendeu com 1160 unidades, mais 547 unidades em comparação a 2021, ano em que a líder das vendas foi a Toyota.
As vendas da Acetro (Associação da Associação dos Concessionários de Equipamentos de Transporte Rodoviário e Outros), em 2022, aumentaram 22%, passando de 3.876 para 4.742 unidades, mas, apesar de manterem a tendência crescente de 2021, os números estão distantes dos melhores registos. A cifra alcançada em 2022 representa apenas 10,6% das 44.536 unidades vendidas em 2014, o máximo recorde histórico. Alguns associados acreditam ser possível atingir cifras semelhantes às desse ano, mas admitem que pode demorar algum tempo. “Nunca em menos de 5 a 10 anos”, estima um operador que lamenta, além do “fraco poder de compras da população”, a concorrência com “práticas pouco claras de aquisição [de viaturas] por da parte de instituições públicas”. As queixas são partilhadas por várias associados da Acetro que apontam mesmo para “uma certa exclusão” de que têm sido alvo por parte de muitas destas instituições “que preferem recorrer a empresas que não são associadas sem qualquer concurso público ou razão aparente”.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...